Konichiwa minna-san!
Como vão vocês? Eu estou muito bem!
Essa semana eu resolvi sanar uma curiosidade que eu tinha sobre os portais japoneses. Aqueles que a gente vê em filmes, animes e mangás por aí e geralmente estão pintados de vermelho. E gostaria de saber o significado por trás deles, o que eles representam para o japoneses.
Trata-se de uma espécie de porta de entrada que divide o mundo material (comum) e o mundo divino. As colunas representam os alicerces que sustentam o céu, enquanto que as vigas simbolizam a terra. Os japoneses acreditam que, ao passar pelo torii, a pessoa está entrando em um ambiente sagrado.
Em torno desta estrutura básica, encontramos diversas variações, dependendo do estilo arquitetônico do santuário e da sua divindade principal (saijin).
Os templos podem ter um ou mais torii, indicando a crescente proximidade do local sagrado. Em alguns santuários, há grande quantidade de toriis enfileirados, podendo chegar a milhares, formando praticamente um longo túnel. Esses portais, geralmente menores (aproximadamente dois metros de altura), são doados por devotos em agradecimento por saúde, prosperidade nos negócios e outros motivos. Além disso, os torii também podem estar integrados na tamagaki ou vedação que circunda o santuário.
OBS: Tamagaki é uma cerca em torno de um santuário xintoísta japonês, uma área sagrada ou um palácio imperial. Acredita-se que inicialmente tenha sido apenas uma barreira de árvores, o tamagaki já foi feito de uma variedade de materiais, incluindo madeira, pedra e nos últimos anos concreto.
Embora os torii's sejam de origem xintoísta, estão presentes em templos budistas também, e muitos seguidores da religião, ao passar pelo portal, fazem reverências.
Aqui no Brasil, também pode ser encontrados esses portais. Temos Riugi Kojima (Praça do Torii), que fica em São José dos Campos. O Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes. E tem um na entrada do Bairro da Liberdade e detalhe: Todos esses lugares ficam em São Paulo, um dos lugares com a maior população de imigrantes japoneses.
E aí já tiveram a sorte de conhecer um de perto?
Eu ainda pretendo conhecer um e ter a chance de passar por ele.
Espero que tenham curtido esse post, vejo vocês na próxima.
Kiss!
Créditos: Papiando, Made in Japan, Japão Cultura e turismo e Google.
Oii Mitti, td bem?
ResponderExcluirDesculpa não ter dado mais a cara, nem no Insta, nem por Aki. Aki fica meei complicado a internet e o celular n ajuda e tbem sla, o problema está comigo.
Sobre o post: Eu n sabia sobre a crença, acredito já ter visto um desses na liberdade, uma única vez que fui lá, a entrada ficava pra um laguinho com mato e umas árvores e tinha uma vista pra cidade, mas n sei se eh no msm lugar ksks
Foi lgl o post haha.... Cada crença com as suas manias!
Beijão, fica com Deus!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOiê Ester, espero que esteja tudo bem com vc. Quando precisar é só me chamar lá no Instagram, não sirvo para dar bons conselhos mas sou boa em ouvir.
ExcluirObrigada por gostar da postagem. Eu já vinha pensando em falar deles, mas acabava adiando hahaha. Postar pelo celular é ruim e acabo ficando com preguiça.
Bjinhos 😘
(Para tu ver o quanto é complicado, não consigo comentar com a minha conta principal 😭) e o meu nome saiu errado.
Oii Mitti, eu estou bem também.
ResponderExcluirEu nunca cheguei a procurar sobre os portais mas sempre em dorama/filmes a gente vê alguns portais diferentes um dos outros né.
Na praça do japão aqui de Curitiba tem um portal (eu acho que é um) de madeira mas só faltou pintarem de vermelho hehe
Gostei de saber o que significava, bem interessante.
Beijinhos >3<
Oiê Isa!! Que ótimo!
ExcluirEu sempre via esses portais nos animes, eu tinha uma pouco de noção do que eles representam. Mas agora que eu fui mesmo saber sobre eles. É realmente achei muito legal compartilhar isso com vcs.
Que bom que gostou, obrigada por ter comentado.
Bjinhos 😘
Oi Mitti!
ResponderExcluirTô aqui tentando pensar se já vi um desses portais na liberdade, não lembro onde fica? Mas é verdade, lá fica a maior comunidade Japonesa fora do Japão em todo o mundo!
Adorei saber as variações de portais e sobre o que são feitos. Achei o post bem informativo e objetivo, do jeito que gosto!
E muito obrigada por ter lido minha última resenha, já estava até desanimada que ngm ia ler ;-;
Beijinhos!
Oiê Shana-chan!!
ExcluirHehehe tenho certeza que vc já viu, só não se lembra hahaha. Sim sim, as me pergunto pq eu não nasci pelo menos em SP, já que sou desde criança viciada no povo asiático. Hahaha
Que bom que gostou, fico feliz por isso. E não foi nada, amo ler resenhas de livros/séries e ficar sabendo se posso ler/assistir, se vale a pena.
Bjinhos 😘
Oi Mitti!
ResponderExcluirTudo bem??
Passando rapidinho pra avisar que te indiquei num meme/tag lá no blog!
Aliás, acho esses portais japoneses lindos! *--*
Eles têm uma aura meio misteriosa, mas acho que isso só deixa eles mais fascinantes!
Bjs!!
Oiê Ariane!! Está tudo bem sim.
ExcluirAaah obrigada por ter me indicado, amo fazer essas tags/memes.
Verdade, acho que se um dia eu chegar perto de um, irei me arrepiar da cabeça aos pés. Né, a pessoa é cheia das superstição KKK
Bjinhos 😘
Se tem algo que me surpreende muito na cultura japonesa é toda essa dedicação que o povo em um todo tem com a sua religião - a ponto de deixar lindos templos ricos em detalhes e histórias, porque se for para para pensar, no meio do xintoísmo tem muito mais do que esses portais lindos, é uma história milenar!
ResponderExcluirA sua postagem me trouxe uma luz, pois não sabia desse significado para os portais vermelhos. Chega até a ser mágico. Tem um na minha cidade, bem simplesinho mas agora até deu vontade de olhar para ele com mais atenção (porque as histórias que já li sobre esses portais eram mais assustadoras do que bonitas).
Espero que goste de Aggretsuko caso assista! Nunca pensei que fosse gostar tanto de um anime estrelado por animais novamente - salvo os desenhos que via quando criança - e muito obrigada pelo seu comentário moça :)