Gueixa


Kon banwa min'na-san!!  Ogenkidesuka? Alguém já viu Memorias de uma Gueixa? Eu ainda não vi direito, mais o nome desse filme chamou a minha atenção. Então resolvi trazer para vocês, sobre o que é uma gueixa o que elas realmente fazem. 


Gueixa ("pessoa de artes") são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto. A palavra geiko é usada em Kyoto para descrever as gueixas. Gueixas eram muito comuns no século 18 e 19, e existem atualmente em menor número. Em português a grafia é Gueixa, em japonês a palavra é "Geisha" com a mesma pronúncia. Em Kansai é usada a palavra "geiko" e a palavra "maiko" é usada nos distritos de Kyoto. As gueixas não tem relação com a prostituição; porém, a palavra "geisha girl" tem, e foi usada durante a ocupação americana no Japão, denegrindo a imagem das gueixas. Na China a palavra gueixa é traduzida como "yi ji", que soa como "ji" e em chinês também tem relação com a prostituição. Mas, as gueixas entretem por meio da cultura e das tradições, não pelo sexo. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial algumas gueixas se tornaram prostitutas, o que também prejudicou a imagem delas, deturpando o conceito.
Para se tornar uma gueixa, primeiramente, era preciso, quando ainda criança ou adolescente, ingressar numa casa onde só viviam gueixas (oki-ya), comandadas por uma mulher (okami-san) já experiente, geralmente uma ex-gueixa. Estas casas se localizavam em comunidades só de gueixas (hanamachi, lê-se "ranamáti"), prevalecendo o poder feminino, ao contrário do que acontecia no resto do Japão.

As aprendizes (maiko) eram, desde crianças, especiais, isto é, eram consideradas crianças muito inteligentes e de beleza rara. Elas ingressavam na oki-ya fazendo trabalhos domésticos, como limpeza das casas, lavagem das indumentárias etc, para depois, quando adolescentes, começarem seu rigoroso treinamento para se tornar uma gueixa. Muitas destas crianças eram vendidas por suas famílias para estes estabelecimentos, mas, hoje em dia, a adolescente ingressa por decisão própria, não sendo muito aceita pela sociedade por isto.
Elas aprendiam as artes da dança, pintura, caligrafia, música, dicção, etiqueta, acrobacias, interpretação teatral e tinham que estudar muito, até atingirem uma perfeição, possuindo uma formação privilegiada das demais mulheres japonesas. As gueixas eram as únicas mulheres do Japão que possuíam a oportunidade de alcançarem uma independência, por nunca casarem e nem terem ocupações domésticas, dedicando-se inteiramente à profissão. Outra peculiaridade é o fato de poderem ter filhos, e serão privilegiados somente os do sexo feminino, ao contrário de todo o Japão.
Além de toda a formação intelectual, elas tinham de ter uma aparência impecável: vestiam kimonos cheios de adornos, que pesavam muitos quilos, uma maquiagem que cobria todo o rosto de branco (oshiroi), usavam tamancos de madeira (zori) e tinham que estar sempre alegres e com postura delicada.

As casas onde viviam eram sustentadas por um homem rico e, muitas vezes, casado - o danna. Geralmente esta figura possuía uma gueixa como amante, mas o fato de esta ter contato íntimo com algum homem era raro.

Elas eram mulheres contratadas por homens poderosos e milionários para entretenimento e atração em festas, reuniões, jantares, e o objetivo delas era tratar seus clientes muito bem, proporcionando momentos de prazer, com boas conversas, para que este descontraísse e se sentisse inteligente. Elas os seduziam com sua beleza, dotes artísticos e encantamento. Cada momento com gueixas pode custar uma fortuna. É um mundo privado, misterioso e para poucos.
Texto tirado da web autor desconhecido 

Ja vi varios animes, filmes e livros falando sobre as Gueixas, mais nunca sube realmente o que elas faziam, pois sempre esses fantasiam: Lindas mulheres educadas, delicadas e que sempre estão ali para servir. Mas nunca disse o quanto elas sofreram para esta ali sorrindo. As acho incriveis e sempre tive vontade de usar um YUKATA, deve ser muito legal *u* E vocês, o que acham das Gueixas? Proximo poste venho fala do YUKATA ok?

kisuss
baibai

8 Comentou m(._.)marigatou :

  1. YO! minna-san tem Tag para vocês lá no meu blog http://lala-chan-space.blogspot.com/2013/06/oi-seres-recebi-um-selo-da-may-chan-lol.html bye bye ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lala -chan. irei fazer assim q der.

      Excluir
  2. adorei o post Mitti :) pelo Facebook da para perceber que você se interessa bastante por esse assunto, e vou confessar, é mesmo muito interessante *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rari-chan. Sim gosto muito da cultura japonesa.

      Excluir
  3. Sempre que pretendo ver esse filme fico meia em dúvida , e acabo vendo outro , talvez não faça meu tipo de filme favorito ! E eu pessoalmente não gostei da sinopse quando fui assistir o filme , então , acho que "nunca" assistirei shuasuh'

    O.B.S : Desculpe a ausência ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja eu, ñ consigo termina de ver, pois sempre aparece algo pra atrapalha.

      Excluir
  4. Que legal *u* adoro ler sobre a cultura japonesa, q é tão linda :3
    Estou te seguindo! Me visite e siga se quiser <3 bj bj
    Enquanto a Chuva Dissolve a Cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu sou apaixonada pela cultura, pretedo ir pro japão quando tiver condições. obrigada por nos segui.

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos