03/04/2014

Yuki-onna - Mulher da neve

Yooo min'naaa-saan!! Como estão? Eu estou bem, um pouco melhor do que a semana que passou. 
Vocês sabem o quanto eu gosto da cultura do Japão néh? Eu estava pesquisando alguma coisa para posta aqui e achei mais uma criatura do folclore japonês. Que chamou bastante a minha atenção, acho que vocês vão gosta.


Yuki-onna  mulher da neve é um espírito ou youkai encontrado no folclore japonês. É uma figura muito comum na animação, mangá e literatura japonesas.

 Yuki-onna é uma entidade feminina que aparece durante as tempestades ou as noites de neve. Por vezes é descrita tendo longos cabelos pretos ou brancos, mas todas as histórias são unânimes ao afirmar que ela possui a pele pálida e luminosa, fria ao toque, vestindo sempre um kimono branco, confundindo-se com a neve.

Inúmeros são os relatos de suas aparições, e as histórias variam de região para região. Em alguns lugares, a Yuki-onna costuma aparecer no mês de janeiro, perto do ano novo. Em outros, a youkai é uma figura benevolente e solitária. No entanto, dizem que é ela que traz a morte para os viajantes que se perdem durante as tempestades de neve. A verdade é que, por ser a preferida dos poetas e dos literatos, os contos folclóricos se misturaram com os contos inventados pelos escritores.
Segundo o folclore, as Yuki-Onna cantam para seduzir os homens, fazendo-os se perder nas nevascas e morrer congelados. Frequentemente elas aparecem na forma de mulheres belas e jovens, e em muitas lendas elas se apaixonam por homens e se aproximam deles, casando-se e constituindo família, tendo filhos, inclusive. Entretanto, a história de amor sempre finda com o desaparecimento dela num dia de maior bruma ou de tempestade, provavelmente quando o chamado de seu mundo se torna mais forte.

Existe um conto muito famoso sobre a Yuki-onna, que foi escrita Patrick Lafcádio Hearn, também conhecido como Koizumi Yakumo. 
Nesse conto, dois lenhadores, um velho e seu aprendiz, foram surpreendidos por uma tempestade de neve durante uma noite em que voltavam do trabalho. Abrigados numa cabana, o rapaz viu uma bela mulher aparecer durante a noite e soprar seu fôlego sobre o velho lenhador. Ela aproximou-se do rapaz e, com pena por ele ser tão jovem, disse para ele não contar a ninguém o que viu; caso contrário, ela o mataria. Ao acordar pela manhã, ele descobriu que seu mestre lenhador havia morrido. No ano seguinte, numa noite de inverno, ele conheceu uma moça muito bonita, com quem acabou se casando e tendo dez filhos. Apesar de tantos anos terem se passado, e depois de ter dado a luz a tantos filhos, a moça continuava sempre bela. Certa noite, o rapaz, agora um homem, contou à sua esposa do ocorrido na cabana durante a tempestade de neve, comentando que aquela havia sido a única vez que havia visto um ser tão belo quanto ela. A moça disse então que aquele ser era ela, e que ela havia dito a ele que o mataria se ele contasse a alguém; se não fosse pelas crianças, ela o mataria naquele momento. Se algum dias as crianças tivessem qualquer reclamação dele, ela o trataria da forma que ele merecia. Então, transformando-se em uma névoa branca brilhante, ela desapareceu para sempre.

Vocês podem também encontra sobre a Yuki-onna

Letty Whiterock é uma yuki-onna na série de jogos Touhou Project. Apesar de atacar o jogador, aparentemente não tem más-intenções.
Em Yu Yu Hakusho, Yukina é uma mulher de gelo e irmã gêmea de Hiei.
A Mizore de Rosario + Vampire é uma mulher de gelo igual a sua mãe. As duas nasceram e moram no país das mulheres de gelo.
Em Bleach, a zanpakutou de Rukia, Sode no Shirayuki, é uma mulher de gelo.
Em Nurarihyon no Mago, existe uma Yuki-Onna conhecida como Tsurara Oikawa.
Em Pokémon,existe um Pokémon chamado Froslass que é baseado numa Yuki-Onna.
Em Sakurahime Kaden, existe uma Yuki-Onna que bebeu sangue de anão, Asaguiri.
Em Yu-Gi-Oh!, existe uma carta chamada "Ghostrick Yuki-Onna"

Eu gostei bastante desse personagem folclórico, há vários outros contos sobre a Yuki-onna. 
Min'na espero que tenham gostado.
kisuss
baibai

3 comentários:

  1. Também amo a cultura japonesa. Eu já conhecia, quando vi achei tåo interessante que postei em meu blog. Eu amo essa lenda >3<.

    www.wh-asia.net~

    ResponderExcluir
  2. O que for do Nippon eu amo <3
    Não conhecia a lenda, hihi, arigatou =3
    Adorei o post Mitti-chan

    kiss ~~

    ResponderExcluir
  3. Nossa bem interessante, bem, eu não conhecia muita coisa sobre isto, mas ,eu gostei, eu sabia somente que Yuki tinha algo a ver com a neve, minha cachorrinha se chama Yuki...
    Gostei

    Kiss
    Aozora Namida

    ResponderExcluir

Olá!! Vejo que você leu a postagem!
Gostou?
Não gostou?
Quero saber sua opinião, compartilhe comigo sua opinião.
Vou ficar muito feliz de receber seu comentário!
Bjinhos 😘

GNMH - CRÉDITOS ❤