09/02/2014

Bakeneko e Nekomata


Min'naaa kon'nichiwa! Ogenkidesuka? Eu estou bem n_n
Hoje eu vim fala de uma criatura do folclore Japonês. Que eu acho que vocês já devem ter ouvido muito falar. Mas antes de começa o assunto do poste queria comunicar um trágico acontecimento. O blog de umas das minhas nakamas, foi excluído da blogosfera por problemas do blogger. Então quero ajuda a ela a se reerguer, aqui esta o novo blog November Rains. Força ai Gaby-chan!! 
Agora voltemos ao post



Bakeneko, composto pelos kanji “ba(ke)” e “neko”. “Ba(ke)”, significa “algo que muda de forma”, “mudança”. Com esse kanji, formamos o verbo “bakeru”, que significa “disfarçar”, “tomar a forma/aparência de”. E “neko” significa “gato”.
Um Bakeneko "Gato monstro" é, no Folclore Japonês, um gato com habilidades sobrenaturais parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki. Um gato pode virar um Bakeneko de várias maneiras:

Atingindo uma certa idade;
Sendo mantindo preso por um certo número de anos;
Crescendo até um certo tamanho;
Tendo uma cauda muito grande.
No último caso, a cauda se divide em duas e o Bakeneko é então chamado de nekomata  "Gato dividido" e tendo os seus poderes incrivelmente ampliados. Essa superstição pode ter algum relacionamento com o cruzamento de Bobtail Japonês, pois se diz que a maneira mais facil de evitar que um gato se transforme em um nekomata é cortanto o seu rabo antes que seja tarde demais.

Um Bakeneko vai assombrar qualquer casa na qual ele for mantido, e sendo um Youkai, ele demonstra varios poderes mágicos criando bolas de fogo fantasmagóricas, causando pesadelos, andando sobre duas pernas, e mudando sua forma na de um humano, e até devorando seu próprio dono para tomar seu lugar, embora eles tambem sejam capazes de assumir outras formas como uma segunda lua no céu. Ele também representa um perigo se entrar em uma sala onde haja um cadáver, pois acredita-se que ele reanimar o corpo se pular sobre este, e há mitos que fale de bakenekos capazes de conjurar tempestades. Quando finalmente morto, seu corpo pode ter até 1,50 metros de comprimento.
Apesar dessa conotação negativa, nem todos os mitos sobre bakenekos os retratam como maus. De fato, existem historias de Bakenekos fiéis aos seus donos, como o gato de um sacerdote budista que o ajudou a salvar seu templo da falência, ou o gato de uma geisha que a salvou de uma cobra venenosa. No entanto, apesar dessas qualidades positivas, a natureza animal e sobrenatural fazem do bakeneko um ser perigoso e vingativo mesmo em suas versões mais benevolentes. Um exemplo disso é o mito de um velho casal sem filhos que trataram seu gato com tanto carinho e respeito que este se transformou em uma jovem mulher que trouxe muitas riquezas com ela e viveu com eles como uma filha adotiva. Porém, um dos seus namorados descobre a verdadeira natureza da bakeneko e, apesar dela implorar para ele guardar o segredo, ele não conseque se segurar e fala a verdade para um pescador em um pier. Sabendo de sua traição, ela apareceu junto com um trovoada e, na forma de um gato gigante, rasgou seu namorado em tiras.
Agora eu me pergunto "Será que a minha gata é um Bakeneko?" O.o Se foce eu iria ama HIHIHI Eai! Curtiram, eu irei trazer mais poste do mesmo gênero, pois gosto muito de saber sobre o folclore japonês e também ele esta em tudo que anime, eu fico curiosa. Espero que tenham gostado do poste.

kisuss,baibai <3 

8 comentários:

  1. Acho que agora tenho medo de gatos '-'
    Alguns gatos já tem uma cara de mal, agora vou achar que todos eles são bakenekos shauhsau' Eu não conhecia essa lenda no folclore japonês e achei muito interessante! Apesar de serem assustadores, continuam tendo uma história muito legal ;3
    Gostei do post. Até!

    Zona Neutra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha. Os Bakenekos até acho menos assustadores, até alguem os maltrata dai eles viram um demônio. Tirando isso eles são leais a seus donos. Que bom que gostou n_n

      Excluir
  2. Muito obrigada, sério, esse carinho é que me da vontade de não desistir de ter um novo blog, sério mesmo, muito obrigada, espero que algum dia eu possa te retribuir essa força. Arigatou ç.ç ~~emocionada

    Eu gosto de puxar os rabos dos gatos, e fazer eles andarem em duas patinhas, aí todo gato foge de mim, mas eu adoro eles <3

    ~kissus *3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nada Gaby, ooh tenha cuidado ele pode vira um Nekomata. Eu gostava de colocar eles dentro do saco hehehe

      Excluir
  3. Tipo não sabia dessa curiosidade, e achei um pouco louca kkkk', mas ao mesmo tempo bem legal. ♥ Te seguindo.

    http://katyperrymonitoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá ^.^
    Como vão as coisas?
    Bom, eu sei que já está meio passado, mas eu esqueci de avisar que marquei seu blog em uma tag. Acredita? haha' nem eu!
    Se lhe interessar participar eu ficaria agradecida! Eu que inventei a tag e espero que goste!
    http://sono-otaku-sekaide.blogspot.pt/2014/01/tag-quem-sou-eu.html

    Kissus~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou bem n_n
      Hehehe Menina esquecida em. Darei uma olhada.

      Excluir

Olá!! Vejo que você leu a postagem!
Gostou?
Não gostou?
Quero saber sua opinião, compartilhe comigo sua opinião.
Vou ficar muito feliz de receber seu comentário!
Bjinhos 😘

GNMH - CRÉDITOS ❤