05/06/2014

15 Curiosidades Sobre Banheiros Públicos no Japão

O Japão é um país rico em tradições milenares e também possui as mais avançadas tecnologias e modernas instalações para o conforto e cotidiano do povo japonês.
Os estrangeiros que aqui chegam se surpreendem com pequenos e grandes detalhes. Um deles é o banheiro!
Necessário em qualquer ocasião, causa ainda grandes surpresas, tanto pela modernidade quanto pela tradição.
Banheiro público = 公衆トイレ = koshuu toire (do inglês “toilet”)



1. Vasos sanitários com sensores, modernos e equipados

Muitos estrangeiros quando utilizam o banheiro pela primeira vez no Japão, se assustam com comandos. Alguns vasos sanitários tem sensores instalados. Quando a pessoa entrar no banheiro, a tampa do vaso abre automaticamente. Ao se aproximar, toca musiquinha, muitas vezes também depois de sentar no vaso, ouvimos um ruído semelhante a água correndo, para disfarçar ruídos indesejáveis.
Assentos térmicos são facilmente encontrados no Japão, principalmente nas regiões com invernos rigorosos. Para evitar o gasto desnecessário, muitos modelos acionam o <quente> quando sentamos no assento e depois ao sair, fica <frio>.
Tampas que fecham sozinhas também são ótimas, principalmente no caso de banheiros públicos.

2. Vaso sanitário estilo oriental

No Japão nos dias de hoje ainda encontramos banheiros públicos modelos tradicionais, estilo oriental 【和式- washiki】, simples e conhecido como <buraco no chão>, a característica é não ter um assento, principalmente nas estações de trem, praças, e outros locais públicos. Porque um país tão famoso pela tecnologia utilizada nos banheiros, como sensores, assentos aquecidos, chuveirinhos e outros confortos, ainda mantem este tipo de banheiro? Para recintos utilizados por inúmeras pessoas, o estilo oriental washiki toilet é mais higiênico e seguro, uma vez que o seu corpo não toca no vaso, evitando infecções e doenças.

3. Chinelos próprios para uso no banheiro

As residências mais tradicionais, mantem um par de chinelos 【スリ-パsurippa】próprio para ser utilizado no banheiro. Ainda hoje encontramos alguns banheiros públicos, que logo na entrada, estão disponibilizados também chinelos que deverão ser calçados para utilizar o banheiro. Neste caso, não poderão entrar com o próprio calçado. A grande maioria dos banheiros públicos não precisa trocar pelo chinelo.


4. Forro descartável para assento do vaso sanitário

Em alguns locais, encontramos à disposição, um forro de papel descartável para ser colocado no assento, garantindo maior segurança nos banheiros públicos. Algumas pessoas tem o costume de forrar com o próprio papel higiênico, para não manter contato direto com o assento.
curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.20

5. Papel higiênico disponível

Papel higiênico nos banheiros públicos! Quem já não teve uma desagradável dor de barriga na rua e teve que usar um banheiro publico ? A sorte que no Japão a grande maioria dos banheiros públicos tem papel higiênico a disposição!
curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.4

6. Máquinas automáticas de venda de papel higiênico e lenço de papel

Em locais muito movimentados como estações de trens de grandes metrópolis, muitas vezes encontramos máquinas automáticas que vendem lenço de papel, que podem ser utilizados como papel higiênico, pois são de material que desintegram na água. Algumas máquinas vendem também máscaras e até absorventes higiênicos.


7. Papel higiênico com a ponta dobrada em formato de triângulo

No começo todos estranham… Dobrar a borda do papel higiênico é apenas um gesto de etiqueta. Começou-se a usar este gesto como forma de mostrar que a limpeza do banheiro foi concluída.


8. Suporte para bolsas, sacolas, mochilas

Quando procuramos um banheiro público, normalmente carregamos bolsas, sacolas, mochilas…. E o grande problema é onde deixar…. Na grande maioria das vezes, encontramos ao fechar a porta ou na parede, um gancho, para ser colocado nossos pertences. Banheiros maiores tem até um balcão para este fim. Em espaços reduzidos, encontramos também uma banquetinha no cantinho para acomodar nossa bolsa ou sacola.
                               curiosidades sobre banheiros publicos no Japão.7


9. Botão de descarga do vaso sanitário

Dar uma simples descarga no vaso sanitário, pode ser uma experiência nova e assustadora. Normalmente, ao lado do reservatório de água, fica uma alavanca que poderá ser movimentada para frente ou para trás (descarga leve ou descarga mais forte). Em alguns locais encontramos botões de descarga na parede… Quando encontramos um botão não é problema… Em muitos banheiros encontramos uma variedade grande de botões… Quando o vaso é equipado com aparelhos eletrônicos, estão disponíveis várias funcões, inclusive a descarga. Banheiros mais modernos encontramos sensores, alguns funcionam passando a mão na frente do sensor, sem necessidade de apertar botões. Outros sensores acionam a descarga automática, logo que você se afasta um pouco do vaso sanitário.


10. Botão de emergência

Em hospitais e clínicas, os banheiros também são equipados com um botão de emergência 【呼び出し-yobidashi】, para chamar por ajuda, se caso você estiver passando mal dentro do banheiro. Muitos estrangeiros e também japoneses já apertaram este botão no lugar da descarga por engano. Em segundos um funcionário da repartição estará aparecendo para socorrê-lo. Ou ouvirá a voz pelo viva voz perguntando se está bem. Em alguns locais, o botão de emergência está sinalizando com cores e escrito em inglês, para não causar confusão aos usuários.


11. Trocador de fraudas

Todos os banheiros que mantem um espaço para trocador de fraudas, são identificados com imagens, para facilitar o acesso das mamães nos shoppings, hospitais, estações de trem. Muitas vezes, estão disponibilizados lixeiras próprias para fraudas.



12. Cadeiras para bebês e crianças pequenas

Essas cadeiras para crianças de colo ajudam muito quando o pai ou mãe estão sozinhos com o bebê precisam ir ao banheiro!


13. Banheiro exclusivo para crianças pequenas

Você já viu? Fui a uma loja de departamento e pela primeira vez vi um banheiro exclusivo pra crianças! Primeiramente o espaço é separado dos adultos! Tem vasos sanitários e pias adaptados ao tamanho das crianças! Muito legal! Coisas do Japão!


14. Banheiro para deficientes

Japão também se preocupa com os idosos e deficientes. Banheiros espaços e equipados com protetores de segurança e puxadores para apoio são encontrados à disposição também nos banheiros públicos.


15. Maior banheiro público do mundo

O maior banheiro público do mundo está localizado em Chiba. Projetado pelo arquiteto Sou Fujimoto, o banheiro é composto por uma única cabine de vidro com um vaso sanitário e lavatório e um jardim de 200 metros quadrados, protegidos por uma parede de dois metros de altura. A cidade de Ichihara decidiu pelo empreendimento para ter mais uma atração turística à cidade: o maior banheiro público do mundo.

Alguns modelos de banheiros públicos:


7 comentários:

  1. nossa, que legais esses banheiros!

    Beijinhos! | angrybtrf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa quem dera os banheiros públicos do brasil fossem assim!hahaha

    Sarang Cute

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer mais sobre os banheiros o-o ... Vai ser bem importante eu saber dessas coisas quando eu viajar para lá! HIHI <3

    ~Kissus Mon Belle

    ResponderExcluir
  4. Acho que quando eu for pro Japão a primeira coisa que vou fazer é visitar um banheiro público, sério, que demais ! A ideia dos sensores ajuda muito os preguiçosos como eu :3

    ~kiss
    CS ♥

    ResponderExcluir
  5. aaai que maneiro! *-* kkkkk O Japão é mesmo incrível! Sem nos supreendendo kk

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mitti Mello, tudo bem? Aqui é a Sakky da Pensão Koi! Vim lhe pedir que coloque o selinho o mais rápido possível senão teremos de removê-la da Pensão. ;; Se não puder acessar o computador nos dê um aviso, qualquer coisa. Mas coloque o selinho assim que conseguir, tá? Kissus!

    Sakky [ . Pensão KOI || koi no ryokan . ]

    ResponderExcluir
  7. Nossa eles conseguem ser desenvolvidos até mesmo na questão dos sanitários '-',nem o banheiro da minha casa chega perto do banheiro público deles.
    O que mais gostei dessas curiosidades foi o acento aquecido(sou a maior friorenta,qualquer ventinho já estou colocando casaco).
    abraços adorei o post >///<

    ResponderExcluir

Olá!! Vejo que você leu a postagem!
Gostou?
Não gostou?
Quero saber sua opinião, compartilhe comigo sua opinião.
Vou ficar muito feliz de receber seu comentário!
Bjinhos 😘

GNMH - CRÉDITOS ❤