10/10/2012

Jizō Bosatsu



Yoo min'na-san!! Hoje trago-lhes (nossa) uma postagem em homenagem ao dia das crianças n_n. Estava a da uma olhada em algo sobre a cultura japonesa e acabei achando sobre isso. Amo esses tipo de coisa.
Jizō Bosatsu é considerado uma das divindades budistas mais queridas no budismo, onde é referido como o guardião das crianças, inclusive, as abortadas, desencarnadas e aquelas que ainda estão por nascer. Também é patrono das grávidas e das mulheres em trabalho de parto.


As estátuas de Jizō Bosatsu podem ser encontrados por todo o Japão, como jardins, parques, cemitérios, em cruzamentos e em pequenos altares em templos e santuários, onde são colocados oferendas de velas, brinquedos e flores. As estátuas são enfeitadas, muitas vezes com boinas, coletes e cachecóis vermelhos.
Conta a lenda de Sai no Kawara que os espíritos das crianças, por terem feito seus pais sofrerem, devem construir torres de pedras retiradas do leito do rio. Por isso, pais que perderam os seus filhos costumam depositar aos pés das estátuas de Jizo, montes de pedras empilhadas, para ajudar os seus filhos em sua tarefa.

Outra lenda diz que todos os rios levam águas de prata. Assim, mães que perderam seus filhos, escrevem orações em pequenas tiras de papel e coloca-os nas águas, para que seja levado até ele, que irá responder às suas solicitações com um sorriso amigável. É por isso que é chamado de deus do sorriso, inimigo dos espíritos malignos e o único que pode confortar uma mãe cujo filho morreu.
Também são considerados protetores dos viajantes, tanto em viagens físicas como espirituais. Por isso é comum encontrarmos as seis estátuas enfileiradas, uma do lado da outra, nas beiras das estradas, cruzamentos, nos caminhos para as montanhas e nas entradas dos cemitérios, pois são guardiãs das crianças e viajantes.
Jizo representa a sabedoria da terra, manifestando-se no otimismo espiritual, compaixão e salvação universal. Ele se apresenta em seis diferentes formas para aliviar o sofrimento dos vivos e dos mortos, cada uma associada a um dos Seis Reinos da Existência, chamados de Roku Jizō (Seis Jizō).
Essa é a razão das seis estátuas de Jizo estarem sempre juntas, onde muitas vezes, cada uma carrega um instrumento diferente: o cajado, a pedra da cura, o rosário budista, incenso, flores ou tem as mãos palma com palma. Em outros casos, o Jizō carrega apenas um cajado com seis anéis, que simbolizam os seis estados do desejo.
Sua origem está provavelmente ligada a um grupo similar de Seis Kannon, que apareceu no início do século 10 na seita japonesa 天台 Tendai.

Os Seis Reinos seriam estes:
Infernos (sânsc. Naraka, Jp = Jigokudō 地狱 道)
Fantasmas famintos (sânsc. Preta, Jp = Gakidō 饿鬼 道)
Animais (sânscrito Tiryasyoni, Jp = Chikushōdō 畜生 道)
Belicosa Demônios (sânscrito Asura, Jp = Ashuradō 阿 修罗 道)
Os seres humanos (em sânscrito Manusya, Jp = Jindo 人道)
Seres celestiais (sânscrito Deva, Jp = Tendo 天道)
Créditos: Japão em foco
E é isso min'na, espero que goste n_n
Kisuss,Baibai

10 comentários:

  1. Nyah sugoi, amei *-* nossa, super interessante!!! Eu adoro saber essas curiosidades.
    beijiinhos

    ResponderExcluir
  2. Nuss, é bem legal essas histórias das divindades, mas ás vezes fico com medo das histórias deles XDD'
    Nee Mitti'chan, sue template está prontinho. Clique Aqui Para Baixar

    Kiss Kiss x3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A-are? Como assim não fica do jeitinho que tá? tens como explicar melhor o que se passa?

      Excluir
    2. Hai!!! o template não aparece direito. Tipo ele ta completo, quando tento coloca-lo no blog ele não aparece td direitinho TT_TT.
      Não seria melhor vc coloca-lo Aika-chan?

      Excluir
    3. Ok, posso colocá-lo para ti sem problemas ^3^
      Manda-me um convite para contribuir com seu blog: aika.kirana@gmail.com
      Assim que eu aceitá-lo, me coloca como administradora ok? :3

      Excluir
    4. Domo Arigato Aika-chan >//<
      Ja te mandei o convite, e Gomene esta te causando problemas >.<

      Excluir
    5. Já aceitei :3
      Coloca-me como administradora.
      Não estás á causar problema,s eu gosto de ajudar >////<

      Excluir
    6. n_n nyaaaan ainda bem *u*
      Obrigada =3
      Ja te coloquei como Adm

      Excluir

Olá!! Vejo que você leu a postagem!
Gostou?
Não gostou?
Quero saber sua opinião, compartilhe comigo sua opinião.
Vou ficar muito feliz de receber seu comentário!
Bjinhos 😘

GNMH - CRÉDITOS ❤